L+W Arquitetos
L+W Arquitetos
(42) 3027-3037

USOS PARA GRANITO, MÁRMORE E QUARTZO

USOS PARA GRANITO, MÁRMORE E QUARTZO

por Lorena Comel
01, Jul / 2018

Cada um deles tem características próprias as quais considero no momento de especificar um tampo, piso ou revestimento. Mármore e granito são pedras milenares usadas desde o início das civilizações. Já as superfícies de quartzo são o produto da tecnologia que garantem características únicas. Conheça a principais diferenças e usos destes materiais de acordo com a nossa ótica.

O mármore quando aplicado na superfície externa da edificação remete as antiguidades gregas e romanas, dando uma certa grandeza como material. Por ser uma pedra porosa vai “envelhecer” junto com a construção, mas sempre manterá sua nobreza. Eu acredito que a combinação de uma pedra como o mármore e uma bela arquitetura é infalível. Nos pisos sofre desgaste com o tempo por isso não indico para áreas comerciais mas adoro seu aspecto e acabamento em escadas residenciais, por exemplo. Gosto de usar em tampos de banheiros e lavabos onde é possível admirar seus veios e sua beleza clássica.

Mais resistente a abrasão, o granito se destaca pela elevada resistência e durabilidade. Essa rocha foi usada dentro das grandes pirâmides do Egito permitindo vãos internos maiores para as tumbas dos faraós dado sua resistência. É um material tradicional e usado há anos para acabamento das edificações. Pode ser usado em pisos, paredes e tampos em geral. Para os tampos sugiro observar o bom acabamento das bordas e o uso de argamassas adequadas para fixação e perfeita junção das cubas. Na aparência, o granito tem mais cristais em sua superfície e o mármore um aspecto mais homogêneo e os veios bem marcados.

O quartzo é produzido através de um processo industrial e sua composição representa 90% ou mais desse mineral misturado a resina e outros pigmentos que eliminam sua porosidade, que é exatamente o ponto fraco das rochas naturais. Hoje é uma forte tendência para bancadas de cozinha e banheiros por sua beleza, resistência e variada cartela de cores e tenho usado cada vez mais nos projetos com uma resposta muito positiva dos nossos clientes em relação ao custo-benefício.

É certo que o mármore jamais perderá a majestade e o granito tem seu lugar garantido nos projetos pela sua resistência e bom preço. Mas com certeza o quartzo veio para ficar e encantar você.

(Foto: edifício residencial em Bucareste, na Romênia. Projeto de um escritório local ADNBA Arquitetos.)

Últimas postagens

® L+W Arquiteto 2018. Todos os direitos reservados.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.