L+W Arquitetos
L+W Arquitetos
(42) 3027-3037

UMA CASA COM UM ÁTRIO E UMA ÁRVORE

UMA CASA COM UM ÁTRIO E UMA ÁRVORE

por Lorena Comel
04, Jul / 2017

Muitas pessoas estão mudando-se para condomínios residenciais em busca de segurança para sua família. Mas uma das maiores questões a ser enfrentada pelo arquiteto no projeto é a privacidade. Com lotes estreitos e recuos pequenos muitos sentem-se invadidos pelos vizinhos. A foto mostra exatamente essa situação.

Nas cidades médias e grandes do México, parece que este efeito se repete. Nesta casa de três pavimentos o arquiteto propôs poucas janelas nas paredes externas, voltando-a para seu interior. Para garantir muita luz natural e ventilação abriu uma imensa janela que percorre 2 andares e integrou a circulação com este amplo espaço. Mas a decisão inusitada de projeto fica por conta da árvore plantada no pavimento inferior, onde tem a garagem, preenchendo esse lindo vão. Sim, você leu corretamente, uma árvore de porte médio plantada dentro da casa.

Temos o costume de rejeitar o diferente pois não nos é familiar e assim nos incomoda. A sujeira, a “perda de espaço” com uma árvore ou a manutenção são coisas que vem na cabeça ao pensar nessa ideia. Mas é preciso entender a magnífica luminosidade que entra pelo interior e na qualidade do espaço que faz com que nossas vidas se encham de sentido, além dos benefícios que a beleza nos dá.

A casa pode ter uma linguagem muito contemporânea ou clássica em sua forma e ainda assim ter ideias inovadoras de projeto, sendo muito aconchegante e bem dimensionada por dentro. A melhor arquitetura pode vir da solução de um problema aparentemente sem solução. O mais importante é que o planejamento seja feito corretamente, explorando as possibilidades que a arquitetura permite através do seu arquiteto de confiança. 

Últimas postagens

® L+W Arquiteto 2018. Todos os direitos reservados.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.