L+W Arquitetos
L+W Arquitetos
(42) 3027-3037

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE CONSTRUIR UMA CASA TÉRREA

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE CONSTRUIR UMA CASA TÉRREA

por Lorena Comel
18, Jul / 2019

Em meio a exigência cada vez maior para criar ambientes acessíveis na arquitetura percebo que a casa térrea tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos. Planejar uma casa acessível, ou seja, com acesso universal para portadores ou não de deficiências com mobilidade reduzida permanente ou transitória (idosos, gestantes e pessoas com carrinho de bebê por exemplo) exige que o arquiteto busque soluções que atendam estas demandas no dia a dia da vida em família.

As leis brasileiras de acessibilidade já estão sendo incorporadas há mais de uma década nos espaços públicos e alguns privados, e começam a refletir nas residências de forma efetiva. Como a acessibilidade está ligada ao conforto e segurança para realizar as atividades cotidianas, acaba por impulsionar a demanda por este tipo de planta. Apesar de exigir mais metragem quadrada de projeto, essa situação difere do luxo pois, como explica Christopher Berry autor do livro “The Idea of Luxury: A Conceptual and Historical Investigation” (A Ideia de Luxo: Uma Investigação Conceitual e Histórica, em tradução livre) “Luxo é apenas o refinamento das nossas necessidades. ”

Preliminarmente, ao projetar uma casa térrea, o arquiteto deve, entre tantas questões projetuais, solucionar a insolação e ventilação dos espaços internos uma vez que a construção ocupará uma parte maior do terreno, podendo se aproximar bastante das divisas. Estes fatores estão relacionados ao conforto térmico e visual dos moradores, aspectos subjetivos que são alguns dos diferenciais de ter um arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico. Além disto, é importante organizar os vários acessos independentes que existem em uma residência: o social, de serviço e a garagem para que não gerem obstáculos a acessibilidade. A partir daí, estuda-se a relação desses acessos com a via pública -rua- e com os espaços internos antes de “entrar” nos espaços internos.

Se esta ordem for invertida existe um alto risco de perder toda a planta desenvolvida por não haver estudo suficiente dos acessos, uma vez que não é permitido modificar os níveis da calçada e da rua. É o que sempre digo aqui no escritório é: “não é coerente reformar um projeto que ainda não foi construído”, pois pode gerar desgaste entre as partes e mais custos de mão de obra.

É bom ficar atento também que a escolha do terreno pode inviabilizar uma casa acessível. No momento da compra a assessoria de um arquiteto se faz essencial para entender as potencialidades do lote em relação aos desejos e necessidades dos futuros moradores, inclusive quanto ao custo da obra.

® L+W Arquiteto 2018. Todos os direitos reservados.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.