L+W Arquitetos
L+W Arquitetos
(42) 3027-3037

INSPIRAÇÕES FRANCESAS NA ARQUITETURA

INSPIRAÇÕES FRANCESAS NA ARQUITETURA

por Lorena Comel
04, Set / 2018

A França é hors concours no mundo todo quando o tema é elegância e muito provavelmente você tem algum elemento, na sua casa ou no trabalho, inspirado no país. Esses elementos, usados há séculos, podem ser encaixados em vários tipos de projeto com uma roupagem mais contemporânea. Esta mistura de estilos está presente em nossos projetos e o resultado é sempre surpreendente. O estilo provençal, muito usado em interiores há uma década atrás, foi revitalizado no design das grandes empresas de marcenaria, para uma atmosfera mais moderna. Já as poltronas conhecidas como Luis XV tem uma aura de charme e poder nas suas linhas sinuosas e recentemente tiveram releituras em acrílico desenhadas pelo genial arquiteto e designer Philippe Starck que estão espalhadas pelo mundo afora.

Outro elemento muito versátil que remete a França é o boiserie - pronuncia-se “boaserrí”. No passado eram placas em madeira usadas como isolamento térmico nas paredes nos séculos 17 e 18 e hoje estão redesenhados de forma mais simples, trazendo o charme vintage para o século 21. Seus detalhes nos levam imediatamente ao passado. Hoje são apenas molduras, com variedade de perfis, aplicadas com cola diretamente nas paredes e produzidas em materiais acessíveis como o gesso ou poliuretano. Pode ser aplicado em qualquer cômodo e por isso já ganhou espaço em vários projetos nossos desde os mais modernos até os elegantes clássicos. Mas cuidado para não criar uma atmosfera ultrapassada.

Para acertar você pode criar um interior clean e chique aplicando o boiserie em paredes brancas com piso em madeira. Tons sóbrios ou puxando para o verde tem um aspecto elegante ainda mais quando misturados a elementos pretos ou castanhos. Para um ambiente descolado e contemporâneo aposte em cores fortes como o bordô e o coral, pois esse contraste nunca vai deixar o ambiente ultrapassado. 

Últimas postagens

® L+W Arquiteto 2018. Todos os direitos reservados.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.