L+W Arquitetos
L+W Arquitetos
(42) 3027-3037

A POLÊMICA DO “MEU ARQUITETO NÃO VEM NA OBRA”

A POLÊMICA DO “MEU ARQUITETO NÃO VEM NA OBRA”

por Lorena Comel
14, Jun / 2017

A prestação de serviços de arquitetura é bastante ampla. Dentro do item projeto arquitetônico o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – prevê levantamento do local, projeto, reforma, monumento, acessibilidade, as built e edificações temporárias e no item execução as mesmas atividades de projeto, com exceção do as built. A divisão entre projeto e execução é bastante clara entre os profissionais, mas não dentro da sociedade. Então fizemos esse “post” para lhe ajudar.

Se o seu arquiteto não está na obra provavelmente ele não lhe ofereceu este serviço na hora da contratação ou talvez não o faça. Cada escritório define sua atuação no mercado e é preciso que as atividades contratadas estejam definidas entre as partes preliminarmente. Para que você esteja protegido, exija sempre um contrato onde estejam descritas todas as atividades contratadas e os deveres e obrigações de cada uma das partes.

O arquiteto responsável pelo projeto trabalha com uma série de etapas como programa de necessidades, entrevista, desenhos técnicos, desenhos em 3D para definição do conceito criativo, materiais em cada ambiente, planta de gesso com a indicação dos pontos de iluminação, planilha de acabamentos, compatibilização dos projetos de marcenaria, paginação de pisos e outros detalhes necessários à execução.

O gerenciamento de obra só começa após o término do projeto aprovado pelo cliente e aí sim o profissional tem que estar na obra. Nessa fase, quando contratado, o arquiteto deve coordenar a atuação organizada de todos os agentes que interagirão na obra, aprovar com o cliente os orçamentos, coordenar o recebimento de todos os materiais, realizar visitas semanais (ou conforme necessidade) para fiscalização, gerenciar solicitações de alterações no decorrer da obra, mediar eventuais conflitos, além de outras atividades que sejam necessárias.

Caso seu arquiteto não preste serviço de gerenciamento da obra você pode contratar alguém que responda por essa etapa. Ela deverá seguir exatamente o que foi planejado além de manter contato com o arquiteto responsável sempre que surgirem dúvidas e nunca tomar resoluções que alterem o projeto sem o conhecimento das partes. Divergências entre projeto e obra vão causar custos extras para você.

Projeto e execução são atividades distintas e complexas que exigem profissional habilitado e experiente para que a melhor solução possa ser aplicada. Além disso o resultado final da execução e a economia depende deste gerenciamento. Nosso escritório oferece serviços de projetos arquitetônicos, interiores e execução. Assim você pode contar conosco para seu projeto e sua obra. 

Últimas postagens

® L+W Arquiteto 2018. Todos os direitos reservados.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.