L+W Arquitetos
L+W Arquitetos
(42) 3027-3037

A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER OS REVESTIMENTOS CORRETOS

A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER OS REVESTIMENTOS CORRETOS

por Lorena Comel
11, Fev / 2018

Em 12 anos de trabalho com projetos de arquitetura em diversas áreas de atuação temos um certeza: revestimentos são uma parte muito importante no projeto e na obra. Com tantas opções no mercado, a dúvida está sempre presente para os clientes. Para o arquiteto, seu olhar percorre muitos outros elementos além do visual da peça.

Material, resistência, tipo de acabamento, espessura e formato são aspectos que precisam ser analisados para escolher a opção correta para cada situação. Porcelanato é diferente de cerâmica, assim como para uso no piso ou parede. Ainda temos os cimentícios, pedras naturais, madeiras, laminados, vinílicos, vidro, alumínio entre alguns outros menos usados. Confesse agora que você não sabia que eram tantos assim! rsrs.

Por isso seu arquiteto de confiança deve estar ao seu lado na hora de escolhas tão importantes. Mas o  motivo principal para acertar na escolha e que gostaria de abordar neste texto é que, além do custo-benefício, trocar o revestimento mal escolhido quando se está morando no local é muito trabalhoso. 

Primeiro a remoção do revestimento existente necessita de alguns dias e um cuidado extra na condução destes materiais para fora do local. Como o espaço já conta com mobiliário, objetos pessoais e é usado diariamente geralmente leva mais tempo do que para uma casa ainda não habitada.

Depois, a instalação do novo revestimento pode exigir uma preparação prévia do piso ou parede e ai se vão mais alguns dias e um pouco mais de paciência com pessoal circulando pela casa e com a sujeira. 

Antes da colocação também é preciso prever se haverá necessidade de acabamentos nas portas e janelas, móveis, tampos, espelhos ou outros elementos que não puderam ser removidos do ambiente e planejar a melhor solução.

Enfim, revestimentos bem escolhidos e bem instalados duram décadas e permanecem belos por muito tempo valorizando o imóvel e a qualidade de vida das pessoas. Isso sem falar da questão sustentável, pois se agirmos dessa maneira agredimos menos a natureza. E quando falo de beleza é porque ela também é essencial. Escolher materiais que estão conectados com as tendências contemporâneas e alinhados com o estilo do projeto, fugindo dos modismos passageiros ou de peças desatualizadas,  é apostar na longevidade. Tudo isso significa economia e bem-estar no passar dos anos. Pode apostar. 

® L+W Arquiteto 2018. Todos os direitos reservados.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.