L+W Arquitetos
L+W Arquitetos
(42) 3027-3037

A ARQUITETURA QUE FAZ BEM

A ARQUITETURA QUE FAZ BEM

por Lorena Comel
28, Abr / 2018

A arquitetura exerce um fascínio sobre as pessoas, sejam elas profissionais da área ou não, por seu sentido amplo e intrínseco à característica essencialmente humana de habitar, relacionar-se com os outros e com o ambiente construído e o meio natural.

É sempre motivador começar um novo projeto e a liberdade da arquitetura é sempre moldada por vários fatores, alguns concretos outros no sentido abstrato. As restrições e permissões impostas pela legislação para aquele terreno, a forma construtiva e a tipologia que vai de encontro aos desejos do cliente são alguns deles. A incidência solar, desconhecida da maioria e muito íntima do arquiteto, pode provocar um bem-estar incrível na sua casa quando é bem aproveitada assim como a inclinação do terreno que também molda o planejamento sob pena de jogar muito dinheiro fora já no início e comprometer a qualidade final da edificação.

Mas tem um aspecto que gostaria de abordar hoje com nossos leitores: o planejamento interno da edificação. Acreditamos não ser possível dissociar o exterior do interior na arquitetura pois os dois aspectos são complementares. Não estou me referindo ao projeto de interiores, refiro-me apenas ao projeto arquitetônico. Por exemplo, quando se pensa em abrir uma grande janela, já vem em nossa mente a paisagem externa e como ficará o leiaute interno para que o melhor possa ser extraído dessa situação gerada pelo projeto em vários aspectos, inclusive os citados acima.

Penso que ter um arquiteto atuante em interiores para planejar seu projeto arquitetônico é muito favorável por que a experiência e técnica trará ao projeto soluções para questões que muitas vezes só vão emergir no futuro. O amadurecimento desta reflexão aparece para nós sempre que encontramos reportagens favoráveis a especialização das áreas da arquitetura e após tantos anos atuando juntos percebemos a vantagem da integração do profissional que atua nas duas áreas de projeto.

A arquitetura delimita o espaço construído e molda nosso comportamento devendo unir a técnica aos anseios dos clientes para gerar uma arquitetura positiva para o meio e para as pessoas. Se considerarmos apenas essa afirmação, entendo que é indiscutível o cuidado com o projeto e a obra. A arquitetura é um trabalho de equipe, certamente, mas só o arquiteto, com sua abordagem ampla e como “regente” desta maravilhosa “orquestra” que inclui outros técnicos como os engenheiros, inúmeros materiais e mão-de-obra pode conduzir com sucesso o seu sonho. Nossa arquitetura faz bem!

(Foto: Casa Farnsworth House pelo arquiteto Mies van der Rohe's)

Últimas postagens

® L+W Arquiteto 2018. Todos os direitos reservados.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.